Wednesday, July 15, 2009

Artigo do site "Minha vida" a respeito das combinações dos alimentos

As combinações ajudam no aproveitamento dos alimentos?

A dieta das combinações pensa na capacidade do organismo aproveitar os nutrientes.
Escolhendo os pares certos, podemos aumentar ou reduzir esta capacidade, por exemplo:
Feijão + vitamina C: o consumo de vitamina C (ácido ascórbico) aumenta o aproveitamento do ferro não heme, aquele que é fornecido pelos vegetais ).
Vitamina A (cenoura) + vitamina E (soja): quando as duas vitaminas estão juntas, as propriedades nutricionais ganham uma força a mais. Com essa combinação, a vitamina A é mais bem absorvida pelo organismo, pois a vitamina E possui efeito antioxidante sobre os lipídios ( gordura ) que a transportam . O resultado são olhos mais protegidos e o sistema imunológico funcionando a todo o vapor.

Que parcerias dificultam a digestão?
Não existem estudos comprovando que alguns alimentos dificultam a digestão. Mas conhecemos algumas formas de melhorar o aproveitamento dos alimentos ingeridos, como mastigar de 20 a 30 vezes cada garfada. Além disso, só após 20 minutos de mastigação é que o cérebro libera a produção do PYY, hormônio responsável pela saciedade (a salivação é responsável por essa liberação). Por isso, quem come muito rápido consome mais calorias do que precisa.Tomando liquido durante as refeições você mastiga menos os alimentos (que ficam lubrificados pela bebida, e não pela saliva). Isso atrapalha a primeira fase da digestão dos carboidratos, predispondo a formação de bactérias no intestino delgado. O problema leva à formação de gases, além de diluir o ácido clorídrico do estomago, atrapalhando as fases seguintes do processo.Os alimentos mais gordurosos também dificultam a digestão , as refeições mais pesadas exigem uma maior produção de suco gástrico, o que pode provocar dilatação no estomago.
Quando você come uma carne (alimento absorvido no estômago) e termina a refeição com uma fruta, absorvida no intestino, ela fica retida no estômago durante o tempo de digestão dos outros alimentos. Ali sofre a ação do calor, das enzimas e de uma quantidade maior de ácido e acaba fermentando. O mesmo acontece com um copo de suco de fruta natural.

Arroz e feijão é uma dupla permitida na dieta?
Sim, porque ela equilibra o índice de glicemia do sangue. Enquanto o arroz (principalmente o polido) pode aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue e insulina na circulação, o feijão tem o poder de brecar esse efeito, o que mantém a glicose estabilizada. A mistura, portanto , é bem vinda para manter a glicemia em níveis adequados e diminuir o risco de diabetes, proporcionando saciedade. Para eliminar peso de forma saudável, não é preciso excluir nenhum grupo alimentar das refeições, apenas comer na quantidade adequada de 3 em 3 horas, restringindo as guloseimas.

Alimentos que demoram muito para ser digeridos aumentam as toxinas do organismo?
Sim, isso acontece, causando estresse e deixando a pele com aspecto de cansada e envelhecida. Muitas vezes, temos que recomendar uma desintoxicação, para resolver estas queixas. A carne vermelha tem digestão trabalhosa. Alguma companhia ajuda a facilitar esta digestão?O ideal é deixar a carne vermelha, que tem muitas fibras e demora ais a ser digerida, para o almoço. Prefira as brancas no jantar. Tome chá de hortelã antes e após a refeição, os fitoquímicos presentes nesta infusão garantem ótima digestão.

O consumo excessivo de leite pode ser prejudicial para digestão?
Há duas situações: a de pessoas que apresentam alergia à proteína do leite de vaca e sofrem de diarréia se consumirem. Entretanto, tomar leite ou iogurte durante o almoço ou jantar pode diminuir em mais de 50% a absorção do ferro pelo o corpo. Mas nada de fugir dos lácteos, que são fontes importantes de proteína e cálcio: é só esperar cerca de 1 hora depois de ter terminado a refeição.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home