Sunday, March 23, 2008

A VERDADE SOBRE AS BEBIDAS GASOSAS

Mito ou verdade?
Refrigerantes zero significam não engordar.
Mito. A verdade, para muita gente, eles significam “culpa zero”, mas isso é jogada de marketing, segundo a nutróloga Tâmara Mazaracki. Eles se igualam a refrigerantes light e diet, com o mesmo efeito, mas aumentaram as vendas.

Água saborizada faz bem.
Mito. Elas não são minerais, têm sabor artificial, adoçantes e são quase um refrigerante. “No quesito bebidas gasosas, dê preferência à água com gás natural”. A nutróloga explica que o gás artificial é rico em fosfato inorgânico, e o excesso dessa substância desaloja o cálcio em nosso organismo.

Há hora certa para tomar refrigerantes.
Verdade. Sim. E não durante as refeições. Isso porque a bebida atrapalha a absorção dos nutrientes, e podemos “prender” os minerais que ingerimos. Sem falar que ela ESTUFA o abdômen.

Refrigerantes light ou diet ajudam a emagrecer.
Mito. Nem de longe. Inclusive, há outro problema: quando ingerimos refrigerantes light, estimulamos a produção de insulina, que funciona como hormônio anti-emagrecimento. A longo prazo isso pode causar diabetes, diz a nutróloga. A dica é: prefira um copinho do refrigerante normal a um litro de refrigerante light.

Bebidas com gás enfraquecem os ossos.
Verdade. O excesso de fósforo nos refrigerantes atrapalha a absorção de cálcio e pode prejudicar até o desenvolvimento de ossos e dentes das crianças. Conclusão: pessoas que querem prevenir a osteoporose não devem abusar dessas bebidas.

Refrigerantes melhoram a digestão.
Mito. Na verdade, eles atrapalham. O organismo precisa de fôlego extra para processar as informações químicas que chegam, além do açúcar que cai na corrente sangüínea.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home