Thursday, February 07, 2008

Post de "uma outra dieta.blogspot.com" em 25/01/2008

A propósito: leiam um artigo que a Débora publicou no seu blog acerca da “gordosfera” e do movimento para a aceitação da obesidade.
A ideia de que se pode ser obeso e saudável começa a alastrar, artigos quase pró-obesidade são publicados em blogs. Dizem que nem todos podemos ser magros e elegantes. Isto é verdade até certo ponto, nem todos nascemos com bons genes. Mas… aceitar a obesidade??? Será esta a solução? Não será isto um simples baixar os braços?
Alguém pode, com honestidade, afirmar que ter 10 quilos a mais é o mesmo que ter 40?
Eu tenho 1.60 e 74 quilos. E se eu pesasse 100? Teria a mesma qualidade de vida? Subiria tão facilmente escadas? Cortaria as unhas dos meus próprios pés? Conseguiria coçar as minhas próprias costas? Duvido muito!
Uma coisa é estimular a aceitação do eu, a promoção da auto-estima. Outra, bem diferente, é dizer que os obesos podem ser tão saudáveis como os outros. Podem enquanto são jovens e o corpo tem resistência. E depois? Queremos ser velhos enormes, dependentes dos outros para tudo ou curtir uma velhice saudável? Pode alegar-se que os magros também sofrem de reumatismo, artroses, varizes a afins. Pois sofrem, mas a diferença é que o excesso de peso agudiza – e muito – as dores articulares e os problemas de circulação.
Não olhem para as amigas gordinhas activas. Olhem para os idosos da vossa família, até para os vossos pais e tios.
O meu pai já teve dois AVCs. É magro, não fuma e faz exercício. Podem até dizer “estás a ver como também teve problemas?”. Mas a verdade é que a sua recuperação quase total (e quem não o conheceu antes nem se apercebe de nada) deve-se justamente à sua saúde. Fosse o meu pai obeso e fumador e nunca teria recuperado tão espectacularmente. Nem sou eu que o digo: são os médicos dele. Faz este ano 70 anos e passa por mais novo que o seu irmão de 57. Que por acaso- ou não – atira para o balofo e fuma desalmadamente…
É claro que quero emagrecer para ficar mais bonita e elegante. Quero voltar a vestir coisas realmente bonitas e não apenas aquilo que não me fica mal de todo.
Mas quero, acima de tudo, ser saudável.Portanto, não vamos mascarar os perigos reais da obesidade nem disparatar ao dizer que ser obeso não é grave. Que é tudo uma questão de estética e de modelos da sociedade. Porque não é assim...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home