Monday, February 04, 2008

Post da Débora (sonho & realidade) em 15/01/2008



DIETA DO MEDITERRÃNEO


Dieta do Mediterrâneo: o q está em VERDE: liberado e recomendado; LARANJA: coma com moderação; e VERMELHO: evitar ao máximo.

VERDE: exercícios, ômega3, 2l d'água, leite, iogurte magro, carne branca (frango) e peixe (2 porções), legumes, verduras e frutas (3 a 5 porções), azeite e abacate.

LARANJA: Carne vermelha e ovos (1 a 2 porções). pães e pastas

VERMELHO: doces e embutidos.

"O cardápio mediterrâneo inclui uma variedade de cozinhas, como as da Grécia, Espanha, Itália, Marrocos, Tunísia e sul da França. Embora com sabores diversos, todas têm em comum o consumo elevado de verduras, legumes, frutas e grãos, de preferência frescos; a ingestão moderada de leite, carne, frango e peixe; e, claro, o uso do azeite de oliva. O resultado dessa combinação faz os povos dessas regiões desenvolverem menos doenças e viverem mais. Por exemplo? Num estudo efetuado na Espanha houve redução de 31% nos índices de mortalidade dos participantes assim que foi adotada a Dieta do Mediterrâneo. Isso porque os alimentos vegetais minimamente processados oferecem alto teor de nutrientes protetores da saúde; as fibras ativam o funcionamento intestinal e ajudam no controle do colesterol; e também são repletos de vitaminas, minerais e antioxidantes, substâncias que bloqueiam reações químicas que desencadeiam tanto doenças como o envelhecimento. Ainda fortalecem as defesas, tornando as membranas das células resistentes à ação dos radicais livres, aquelas moléculas instáveis que "enferrujam" os tecidos. E, quando se adiciona mais sabor aos pratos, os benefícios aumentam. "Ervas aromáticas, usadas em abundância, dão o toque final às receitas, ampliando ainda mais a oferta de antioxidantes", diz a nutricionista Sueli Longo, diretora do departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia, São Paulo."
Fonte: DietaJá

Essa dieta é composta basicamente por:
vegetais (frutas, legumes, verduras, cereais integrais e nozes);
azeite de oliva como principal fonte de gordura;
peixes e aves em moderada quantidade;
pequeno consumo de carne vermelha;
ingestão moderada de vinho (se usar suco de uvas concentrado, sem conservante e açucar, tb vale), principalmente durante as refeições.


Nada de pizza, pipoca, açúcar, frituras...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home