Sunday, May 20, 2007

Texto postado por Débora Elyodora (sonho e realidade) em 23/03/07
www.deboraelyodora.zip.net
CELEBRAÇÃO X COMIDA
"Vocês já repararam que sempre que resolvemos celebrar alguma coisa tem que ser com comida ou bebida? Alguém já imaginou novas maneiras de comemorar um aniversário, batizado, casamento, formatura, Dia das Mães, Natal e Réveillon sem aquela comilança? Por que, diabos, pontuamos nossas grandes vitórias – o acerto de um trabalho, o fechamento de um negócio, a compra de um novo carro, sempre sentados em torno de uma mesa? Saúde!
Ano após ano festejando com comida, as pessoas tendem a comemorar até a própria perda de peso... comendo. É verdade.
Uma boa parte das pessoas que conheço mantêm uma verdadeira disciplina militar durante a semana: alimento racionado e horário certo para as cinco refeições. Até chegar sexta-feira, dia do “soldado” comemorar a folga do “quartel” num calórico encontro com os amigos e... adeus dieta!

Vitórias que engordam
Há ainda aquelas pessoas que, mais obstinadas, passam semanas à base de grelhados e saladas. Emagrecem, recebem elogios, viram exemplo de força de vontade até que... de uma hora para outra... engordam tudo de novo. Cansam de elogios e passam a querer colo.Hoje eu penso que emagrecer não é só encontrar prazer em alimentos alternativos. É encontrar, também e acima de tudo, alternativas para alimentar e comemorar o seu prazer.
Tenho um amigo que encontrou uma ótima maneira de comemorar o aniversário: ele convida todos para ir à sua fazenda. Lá, todo ano, ele congrega nossa pequena turma de “peregrinos” para um leve café da manhã na sede da propriedade. Em seguida, reúne todos, distribui garrafinhas d’água e dá início a 22 km de trilha em direção à outra fazenda. Ao longo de boa parte do percurso, vencemos a beleza do campo inalando o perfume cítrico, típico dos laranjais paulistas.

Mudança de atitude
Quando chegamos à segunda fazenda do felizardo Sérgio, a sensação é maravilhosa. Além do conforto da piscina, encontramos uma bela mesa de saladas seguida de um trivial mineiro levíssimo. No entanto, percebo que os convidados já não têm mais aquela ânsia por carboidrato e gordura. A brisa leve do campo, associada àquele cansaço gostoso, atenuam a vontade de comer além do necessário.
Claro, nem todos têm duas fazendas. Mas existem várias maneiras de variar comemorações. E sei que a você, leitora, não faltará criatividade: um passeio no parque, um mergulho no mar... Contei essa história para dar um conselho valioso. Daqui para frente, busque alternativas para comemorar suas datas e vitórias. Minha dica desta quinzena é: coloque mais vida e menos comida nas suas celebrações."


Autora: Lucília Diniz é autora dos livros O Prazer da Cozinha Light, Doces Light, Lucília Diniz, Frente e Verso e O Prazer de Viver Light, que ensina o método usado por ela mesma para emagrecer 60 kg.

Fonte: Site da Revista Dieta Já

0 Comments:

Post a Comment

<< Home