Sunday, May 20, 2007

Texto postado por Rosi Assis (Rosi emagrecendo em 19/05/07.
ÍNDICE GLICÊMICO
Alguns alimentos com ALTO IG:abacaxi, arroz branco, batata, biscoito cream cracker, biscoito recheado, bolo recheado,farinha de trigo,flocos de milho, goiabada,mel, melancia, milho e pão francês.
Alguns alimentos com BAIXO IG:ameixa, amendoim, amêndoas, nozes, chocolate, damasco seco, iogurte e leite (ambos desnatado ou integral), feijão cozido, maçã, pão integral com grãos, pêra, soja e sopa de tomate.
Truques p/ vc combinar uns alimentos com os outros pra equilibrar o índice glicêmico (IG) ingerido:
Arroz branco com feijão
Arroz branco com ovo cozido
Pão francês (1) com 1 fatia de queijo branco
Pão francês com margarina e 1 xíc (chá) de leite
Macarrão com um fio de azeite de oliva
Macarrão ao molho sugo com salada de folhas verdes como entrada
Macarrão com berinjela, ricota e azeite
1 fatia de melancia ou 1 pedaço de chocolate(30g) como sobremesa
1 fatia de goiabada com queijo branco
1 fatia grossa de abacaxi picado na gelatina
1 fatia de bolo com 1 copo de leite
1 pêra e 1 pote de iogurte desnatado
Na verdade, os carboidratos vêm sendo o centro de recentes debates sobre a melhor dieta na luta contra a obesidade. A atenção pública se concentrou em cardápios de baixo IG e ricos em proteínas.
Há a necessidade do consumo diário dos carboidratos. Ele é essencial à vida. O problema não é o tipo dele q é consumido, mas a quantidade q chamamos de carga energética.
São os carboidratos q mantêm a pessoa saciada por + tempo.
A insulina é um hormônio q tem o poder de levar o açúcar pra dentro dos músculos sob a forma de glicogênio, porém, estes depósitos têm capacidade limitada. O q faz com q todo o excesso de glicose no sangue seja convertido e armazenado sob a forma de gordura.
Nunca é D+ repetir: os alimentos q afetam pouco a descarga de insulina na corrente sangüínea são chamados de baixo valor glicêmico.
Nem sempre o alimento de baixo índice glicêmico é de baixo valor calórico. O chocolate, as oleaginosas como castanhas e amendoins, são exemplos. Ricos em gordura, são mt calóricos e por isso o consumo deve ser controlado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home